quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vidas assim

O Rafael é um menino de cachos dourados, olhos azuis, num corpo de 17 anos com uma vida às costas de 80.

Nasceu no Brasil, o irmão mais velho de três. Sem pai, que o abandonou bem jovem, com uma mãe que o manda "virar-se sozinho". Em apenas 17 anos de vida tem já mais para contar do que muitos poderão alguma vez contar...

Perdeu anos de escola devido às constantes mudanças de casa da mãe, foi expulso da escola na
"oitava série", foi expulso de casa inúmeras vezes pela mãe para se "virar sozinho" e roubou-lhe duas panelas para poder cozinhar, viveu sozinho no meio do mato, passou droga, consumiu essa droga, jogou à roleta russa com os amigos (um dos quais viria a morrer por isso mesmo), fugiu da Polícia, roubou, levou pancada dos amigos, dos inimigos e da Polícia, foi ameaçado de morte, viveu num bairro de lata,  foi morar na roça e comia mangas e côcôs, sozinho no mundo, ameaçado por tudo e por todos.

Parecia que a sua vida ia mudar quando o pai, já casado de novo e com um filho de 18 meses, o foi resgatar desta vida, triste, e o trouxe para a Europa.

Mas o Rafael continuou a trabalhar sem que o pai lhe pagasse, a não poder beber um copo de leite sem ouvir o pai dizer "não comprei isso para ti! larga já", sem ser acusado de andar envolvido com a madrasta, sem sofrer maus tratos físicos mas psicológicos (os que doem mais), sem ver o pai a ameaçar a madrasta com uma faca, sem ver o pai a pegar no irmãozinho mais novo de 18 meses e sustê-lo fora da janela, ameaçando que o largava... O Rafael continuou a ser ignorado pela mãe quando, em lágrimas lhe contou o que se passava e ouviu, uma vez mais, "te vira aí, não vem praqui não"...

O Rafael não tem pai. Não tem mãe. Mas quer muito um dia ser pai. Ter uma família "como a sua e do R."...

Eu não posso ser mãe do Rafael. O R. não pode ser pai do Rafael. Nós não podemos ser irmãos da madrasta dele. Mas podemos dar-lhe um tecto, dar-lhes comida e esperança. Que um dia eles possam ter uma família... De verdade.

(... ... ... ... ... que ... ... ... ... $%&/# de vida!!!)

Sem comentários: